CEPE-MB e Escola de Guerra Naval promovem o simpósio “Marinha do Brasil: o mar e a sociedade”

11:49

 

O Centro de Estudos Político-Estratégicos da Marinha (CEPE-MB), em parceria com a Escola de Guerra Naval (EGN), realizou o simpósio virtual “Marinha do Brasil: o mar e a sociedade”. A abertura do evento foi realizada pelo Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante de Esquadra Marcos Silva Rodrigues, que ressaltou a importância das atribuições da Autoridade Marítima conduzidas pela Marinha do Brasil (MB) e a conexão com a sociedade.
 
A primeira apresentação foi realizada pelo Subchefe de Organização do Estado-Maior da Armada (EMA), Contra-Almirante Marco Antônio Linhares Soares, que tratou dos “Aspectos a Considerar na Elaboração da Nova Política Marítima Nacional”, enfatizando a contribuição da MB nos trabalhos do Grupo Interministerial que está executando a atualização e a modernização dessa política nacional, bem como, a complexidade desse desafio.
 
O Secretário da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar, Contra-Almirante Antonio Cesar da Rocha Martins, abordou o tema “Planejamento Espacial Marinho”, apresentando o esforço brasileiro para realizar essa tarefa que é uma necessidade nacional e, também, um compromisso internacional, e que a MB, pelas suas características e atribuições, contribui com esse processo. A última palestra foi do Presidente do Instituto Brasileiro de Direito do Mar e colaborador do CEPE-MB, Prof. Dr. Tiago Vinícius Zanella, que discorreu sobre o tema “O Brasil e a CNUDM: reflexões sobre alguns de seus ditames”, apresentando, sob uma abordagem jurídica, alguns aspectos da CNUDM (Convenções das Nações Unidas sobre o Direito do Mar) sujeitos a diversas interpretações e seus possíveis desdobramentos para o Estado brasileiro, como a pirataria e a plataforma continental.
 
Na parte da tarde, foram desenvolvidos debates sobre aspectos a serem considerados na elaboração da nova Política Marítima Nacional, mediante Grupos de Discussão (Workshop), com a participação exclusiva de Oficiais-Alunos e professores do Curso de Políticas e Estratégias Marítimas da EGN. O Simpósio contou com uma grande audiência online, contribuindo para o fomento da reflexão sobre a mentalidade marítima na sociedade brasileira.

You Might Also Like

0 comentários