10:58

A Universidade Federal do Pará (UFPA) promove na próxima sexta-feira (25) "Fórum de Discussões Hidroviárias, Logísticas e Portuárias".

O vice-diretor da Faculdade de Engenharia Naval da UFPA, Hito Braga de Moraes, irá palestrar sobre as alternativas portuárias para o Estado do Pará. Segundo ele, a cada ano que passa os navios estão maiores, principalmente após a inauguração do novo canal do Panamá, e portos como o de Vila do Conde, em Barcarena, não estariam preparados para recebê-los. 

O evento, que é uma parceria com o Conselho Nacional de Praticagem (Conapra) onde seu diretor presidente , o prático Gustavo Martins, irá traçar um panorama da praticagem na Região Norte, onde mais de 200 práticos garantem a segurança e eficiência da navegação em três zonas de praticagem. Há mais de 200 anos a Praticagem do Brasil é a atividade que garante a condução de navios nos portos marítimos e estuários dos rios brasileiros.

No País existem hoje 22 zonas de praticagem e um total de 416 práticos aptos a conduzir as embarcações nacionais e internacionais na navegação em águas restritas. Só na região Norte, existem mais de 200 práticos, três zonas de praticagem, nove empresas de praticagem e uma equipe de quase 150 profissionais garantindo a infraestrutura de operação e administrativa.

You Might Also Like

0 comentários