Meninas com Ciência - 2a edição SP: de mulheres cientistas para meninas que sonham

13:47

O evento:
“Meninas com Ciência - 2a edição SP” é um evento gratuito destinado a meninas em fase escolar e será realizado no Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo. O curso abrange palestras e atividades práticas e ocorrerá em 5 sábados (27/10, 10/11, 17/11, 24/11 e 01/12/2018) em período integral (das 9 às 17h). Para o curso, serão selecionadas 50 meninas entre o 5o e 9o ano do Ensino Fundamental de escolas públicas e privadas (50% das vagas para cada). Também serão selecionadas 15 monitoras que estejam na Graduação em universidades paulistas. As inscrições serão de 10/09 a 10/10/2018 no website do evento.
O curso conta com a colaboração de grandes cientistas (professoras ou especialistas) da Universidade de São Paulo (IO, IAG, ICB, FM) e outras universidades paulistas parceiras (UFSCar, UFABC, PUC-CAMP), que ensinarão sobre diversos temas interessantes em Oceanografia, Engenharia Elétrica, Astronomia, Neurociências, Microbiologia, Zoologia, Paleontologia, Astrobiologia, Farmacologia e Educação.
Histórico do evento:
O evento "Meninas com Ciência" teve seu lançamento no Museu Nacional - Rio de Janeiro em 2016, onde abordou temas da Paleontologia e Geologia e está em sua quarta edição. No final de 2017, ocorreu o primeiro "Meninas com Ciência - SP", coordenado por pesquisadoras da UFSCar em Sorocaba. Pela primeira vez na capital paulista, o evento terá grande diversificação nos temas abordados, inserindo exemplos de atuação de mulheres nas áreas STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), tradicionalmente carentes da presença feminina, além de diferentes atividades práticas.
Iniciativa:
A principal motivação deste “Meninas com Ciência - 2a edição SP" no IO-USP é mostrar o papel de uma mulher cientista em diferentes áreas de atuação, abrindo os horizontes dessas meninas e humanizando a figura de uma cientista. Pretende-se ainda incentivar a valorização e o reconhecimento do papel de educadores e cientistas para o desenvolvimento de um país. Acreditamos no poder de transformação da Educação e na possibilidade de um sonho plantado na infância se tornar realidade no futuro dessas meninas.
Serviços/ Links:

You Might Also Like

0 comentários