Navio opera com calado de 14,45 metros, recorde em Santos
14:22
Foi o navio de maior calado a operar no Caís de Santos
O MSC Ajaccio, de bandeira de Malta, foi o navio de maior calado a
operar no porto de Santos, com 14,45 metros. Essa manobra, realizada com toda
segurança, foi possibilitada pelo Redraft (sistema de mede o calado dinâmico) e
pelos dados obtidos em tempo real pelo Centro de Coordenação, Comunicação e
Operações de Tráfego (C3OT) da Praticagem de São Paulo.
Com 300 metros de comprimento e 48 metros de largura, o MSC
Ajaccio operou no BTP e encontrou condições favoráveis para deixar o porto
às 16 horas de quarta-feira, dia 1º. Graças à tecnologia da Praticagem.
A Praticagem de Santos São Paulo foi pioneira no país, tendo
contratado a empresa ARGONÁUTICA em 2016 para desenvolver esse
sistema, visando possibilitar a movimentação de navios cada vez
maiores no Porto de Santos. É um dos sistemas mais modernos do
mundo e recebeu no ano passado o prêmio na categoria Iniciativas Inovadoras
concedido pela Antaq.
A manobra foi planejada pelo sistema Redraft – Calado
Real, desenvolvido em parceria entre a empresa Argonáutica e a
Praticagem de São Paulo em 2016. O Redraft é um
sistema pioneiro no Brasil. O operador do C3OT tem à sua disposição no
sistema da pauta de serviços as informações necessárias à manobra de qualquer
navio confirmado. Para aqueles navios de maiores calados, o operador pode
acessar o software que, a partir de informações sobre as dimensões e
características do navio (calado, comprimento, boca etc.) e informações
dos dados climáticos, meteorológicos e oceanográficos, aponta qual será
a folga mínima entre o fundo do navio e o fundo do mar e em que ponto da
trajetória do navio pelo canal essa folga ocorrerá.
Fonte: Praticagem de São Paulo
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