Marinha do Brasil lança segundo Míssil Antinavio Nacional de Superfície

10:27



A Marinha do Brasil (MB) lançou na quarta-feira (20), o segundo protótipo do Míssil Antinavio de Superfície (MANSUP).

                O lançamento foi realizado a bordo da Fragata “Independência“ e confirmou o correto funcionamento de vários subsistemas e de alguns aperfeiçoamentos realizados após o primeiro teste, ocorrido em novembro de 2018 a bordo da Corveta “Barroso”.  Durante o lançamento, foram feitas verificações adicionais no sistema de navegação, controle e guiamento do MANSUP, cumprindo com êxito a trajetória esperada, conforme verificado por meio dos dados da telemetria, também nacional, instalada no míssil e em unidades participantes da operação. Tais dados serão empregados adicionalmente como subsídios para o aperfeiçoamento do protótipo.


O evento aconteceu na área compreendida entre Rio de Janeiro e Cabo Frio e foram empregados três navios da Esquadra: o Porta-Helicópteros Multipropósito "Atlântico”, o Navio de Desembarque de Carros de Combate “Almirante Saboia” e a Fragata "Independência", de onde o míssil foi lançado. A operação contou ainda com o apoio do Navio-Patrulha Oceânico “Amazonas”, do Comando do 1º Distrito Naval, que efetuou o lançamento do alvo, e das aeronaves Esquilo (UH-12), Super Cougar (UH-15) e Seahawk (SH-16), do Comando da Força Aeronaval.

                O MANSUP será um míssil do tipo fire and forget para emprego contra alvos na superfície do mar (navios ou similares), sendo utilizado nas instalações de tiro dos navios da Esquadra. O Míssil está sendo desenvolvido pela Marinha em parceria com as empresas Avibrás, Siatt, Omnisys e Fundaçao Ezute.

                Todo projeto contribui para a criação de empregos diretos e indiretos no setor da indústria de defesa, fomenta o desenvolvimento tecnológico da indústria brasileira, garante a manutenção do Poder Naval e da soberania nacional e ainda inclui o Brasil no seleto grupo de países produtores de mísseis.

Fonte: Marinha do Brasil

You Might Also Like

0 comentários