Conselho Nacional de Praticagem (Conapra), presente no 1º Concurso de redação “Amazônia Azul”

17:55


O concurso, que teve as inscrições gratuitas, foi lançado em outubro de 2018, no Comando do 1º Distrito Naval, sendo organizado pela Soamar-RJ, com coordenação da Fundação Cesgranrio e patrocínio do Conselho Nacional de Praticagem (Conapra). A premiação é feita em duas categorias: universitários e geral, do 1º ao 10º lugar. Para os três primeiros, o bônus é um valor em dinheiro: dez mil reais, dois mil reais e mil reais, respectivamente. E do 4º a 10º colocados, são tablets.

A Sociedade Amigos da Marinha do Rio de Janeiro (Soamar-RJ) vai premiar hoje os ganhadores do 1º Concurso de redação “Amazônia Azul”, que tem como propósito aprofundar o tema e dar maior conhecimento à sociedade desta porção do oceano Atlântico adjacente ao território brasileiro.  A cerimônia acontece no Salão Nobre do Edifício Almirante Tamandaré e contará com a presença do Comandante da Marinha.
................................................................................................
Amazônia Azul:

A Marinha do Brasil criou o termo "Amazônia Azul" para, em analogia com os recursos daquela vasta região terrestre, representar sua equivalência com a área marítima.  Trata-se de uma extensa área oceânica, com cerca de 4,5 milhões de km², o que equivale a, aproximadamente, metade da nossa massa continental, e que o Brasil possui o direito de explorar.

No mar estão as reservas do pré-sal e dele retiramos cerca de 85% do petróleo, 75% do gás natural e 45% do pescado produzido no país. Por nossas rotas marítimas, escoamos mais de 95% do comércio exterior brasileiro. Nessa área existem recursos naturais e uma rica biodiversidade ainda inexplorados.

Com a criação do termo “Amazônia Azul”, a Marinha pretende voltar os olhos do país para o mar sob sua jurisdição, por ser fonte infindável de recursos, pelos seus incalculáveis bens naturais e pela sua biodiversidade.
................................................................................................

Data: 15 de março de 2019
Hora: 15h
Local:  Salão Nobre do Gabinete do Comandante da Marinha (Ed. Almirante Tamandaré, 3º Andar - Praça Barão de Ladário, s/n - Centro - Rio de Janeiro)

You Might Also Like

0 comentários