Lançamento do Livro - FUTURO AZUL: Energia Limpa e Segurança da Navegação

06:48


Na última terça-feira, 18 de junho, foi lançado, nas dependências do Tribunal Marítimo, o livro FUTURO AZUL: Energia Limpa e Segurança da Navegação, de autoria da Professora, Doutora em Direito Ambiental Internacional, CARMEN LUCIA SARMENTO PIMENTA. 

O evento contou com a presença de várias autoridades e personalidades da Comunidade Marítima, entre elas: o Presidente do Tribunal Marítimo, Vice-Almirante Wilson Pereira de Lima Filho; O Diretor de Portos e Costas, Vice-Almirante Roberto Gondim Carneiro da Cunha; o Desembargador do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, Dr. Antônio Carlos Esteves Torres; o Diretor da Procuradoria Especial da Marinha, Vice-Almirante Domingos Savio Almeida Nogueira e a Professora Doutora Eliane Octaviano Martins. 

Após palavras das autoridades que compuseram a mesa do cerimonial, a autora proferiu palestra, sintetizando a tese defendida na obra. A cerimônia foi seguida de momento de descontração e confraternização e noite de autógrafos.









Sobre a autora:
A obra da Professora Doutora Carmen Lucia Sarmento Pimenta é, indiscutivelmente, o ápice acadêmico daquela aluna que tive a satisfação de conhecer em remotas aulas de Direito Internacional, a qual, para minha enorme alegria, tornou-se advogada de brilhante atuação no Tribunal Marítimo. Desde aquela oportunidade já vislumbrava em Carmen as habilidades e grandes aptidões para a carreira profissional e acadêmica, todas agora afirmadas e reconhecidas pelos maiores experts do Direito e corroboradas pelos seus atuais alunos, nos diversos locais onde tem ministrado aulas e propagado seu profundo conhecimento.
Sobre o livro
O presente trabalho é de enorme ousadia e complexidade, pois traz luz a um assunto pouquíssimo abordado pela Academia, contudo, em paradoxo, extremamente relevante e atual, advindo da premente necessidade de produção de energia limpa e acessível no Alto-mar, além da segurança da navegação. Como professor de Direito Internacional, Juiz do Tribunal Marítimo especializado em Direito Internacional Público e apaixonado defensor do meio ambiente marinho, considero-me agraciado pela oportunidade de conhecer e comentar sobre a extraordinária contribuição dessa ilustre autora aos específicos campos jurídicos, recomendando com afinco sua atenta leitura.
Marcelo David Gonçalves
Juiz do Tribunal Marítimo
Apresentação
Profa. Dra. Eliane M. Octaviano Martins
 Prólogo
Profa. Dra. Montserrat Abad Castelos – UC3M

You Might Also Like

0 comentários