Com apoio da Praticagem, concurso sobre a Amazônia Azul ganha mais uma categoria

20:32

Foi lançado, no Salão Histórico do 1º Distrito Naval, no Rio de Janeiro, o 2º Concurso de Redações
sobre a Amazônia Azul, uma realização da Sociedade dos Amigos da Marinha do Estado do Rio de Janeiro com apoio do Conselho Nacional de Praticagem e da Marinha.

Além da Praticagem do Brasil, estiveram presentes no evento o Diretor de Portos e Costas da Marinha, Almirante Roberto, o Comandante do 1º Distrito Naval, Almirante Rocha, e o Presidente da Soamar-Rio, Jose Antonio de Souza Batista.

As inscrições já estão abertas e vão até 30 de julho, ou caso atinjam o número de cinco mil redações por categoria. Este ano, além das categorias Geral e Universitária, foi criada a do Ensino Fundamental. E há temas específicos para cada uma: Economia Azul (Geral); O programa nuclear brasileiro e a Amazônia Azul (Universitária); e Um sonho na Amazônia Azul (Ensino Fundamental).

Serão distribuídos prêmios em dinheiro, tablets e passaportes de um ano para o AquaRio, de acordo
com a colocação até o décimo lugar. O objetivo da iniciativa é dar conhecimento ao termo Amazônia Azul e desenvolver uma mentalidade marítima na sociedade.

Analogia à riqueza de recursos da floresta amazônica, o termo Amazônia Azul é uma marca registrada e foi adotado pela Marinha com o intuito de alertar para a importância política, estratégica e econômica das águas jurisdicionais brasileiras.

O Brasil conta com uma área oceânica de cerca de 4,5 milhões de quilômetros quadrados que equivale a 52% do seu território continental. Nela, além da vasta biodiversidade, estão a grande maioria das reservas de petróleo e gás natural do país; e circulam navios responsáveis por mais de 90% do comércio exterior brasileiro. Em 16 de novembro, celebra-se o Dia Nacional da Amazônia Azul, instituído, em 2015, por lei da Presidência da República.

A Praticagem do Brasil é uma aliada da Marinha na proteção ambiental da Amazônia Azul, evitando acidentes em águas que apresentam condições que dificultam a livre e segura movimentação das embarcações.


Mais informações e inscrições em https://seguro.cesgranrio.org.br/login.aspx?returnurl=/eventos/amazonia_azul.aspx

Fonte: Praticagem do Brasil

You Might Also Like

0 comentários