Ricardo Falcão representa os práticos em Seminário da Marinha sobre Lama Fluida

12:58

O Vice-Presidente da Associação Internacional de Práticos Marítimos (IMPA), Prático Ricardo Falcão, foi um dos palestrantes do "Seminário sobre os Aspectos Gerais da Navegação em Lama Fluida e sua aplicabilidade no Arco Lamoso da Região da Barra Norte do Rio Amazonas".

O evento foi realizado essa semana no Sebrae em Macapá (AP) e reuniu diversas autoridades como o Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Ilques Barbosa Junior, o Diretor de Portos e Costas, Almirante Roberto Gondim, o presidente do Senado Federal o senador Davi Alcolumbre, professores e pesquisadores de universidades federais brasileiras, entre outros  representantes dos diversos segmentos da Comunidade Marítima.

O Prático da equipe de Praticagem ZP01 Ricardo Falcão atua na região e mostrou a sua visão de segurança da Praticagem sobre a navegação na Barra Norte. Falcão fez um alerta sobre a navegação em lama em suspensão. O debate em que o representante do Conapra esteve contou com a participação do vice-almirante Murillo de Moraes Rêgo Corrêa Barbosa e mediado pelo Capitão de Mar e Guerra Sérgio da Costa Moura, da Diretoria de Portos e Costas.

O propósito do seminário foi o aprofundamento de conhecimentos visando a otimização da navegabilidade naquela região. Entre os temas discutidos estava o aumento de calado com o aproveitamento do regime de marés; estudos maregráficos; levantamento hidrográficos; praticagem e utilização do fundo náutico; aspectos e estudos realizados sobre o Arco Lamoso, entre outros.

O programa Amigos do Mar fez a cobertura do evento e em breve vai divulgar as entrevistas com as autoridades marítimas entre outros convidados.




You Might Also Like

0 comentários