Amazul irá elaborar projeto de usina de enriquecimento de urânio

10:45

Antonio Carlos Guerreiro (diretor-presidente da Amazul) e Carlos Freire Moreira  
                                                          (presidente da INB) na solenidade de assinatura do contrato. foto: INB

A Amazul assinou termo de execução descentralizada (TED) para elaborar o projeto básico da segunda fase da Usina Comercial de Enriquecimento de Urânio da INB – Indústrias Nucleares do Brasil, em Resende (RJ). O trabalho terá duração de 14 meses, com investimento de R$ 8 milhões. A meta da INB é alcançar a capacidade de abastecer com combustível nuclear as usinas de Angra 1 e Angra2.

 A INB produz urânio enriquecido a 5% em peso por meio do processo de centrifugação, para a fabricação dos combustíveis nucleares que abastecem parcialmente as usinas Angra 1 e Angra 2. O enriquecimento é realizado em cascatas, sendo que cada uma contém várias ultracentrífugas em série, aumentando gradativamente o teor de enriquecimento do U235. Desta forma, um conjunto de ultracentrífugas forma uma cascata e o conjunto de cascatas constitui um módulo.

 Na Fábrica de Combustível Nuclear da INB está localizada a Usina de Enriquecimento de Urânio, que atende atualmente, com sete cascatas em operação, cerca de 45% da quantidade média anual de urânio enriquecido necessária para abastecer a central nuclear Angra 1, sendo que o restante é importado.

 A INB pretende ter capacidade de tornar o Brasil autossuficiente na produção de combustível nuclear, atendendo plenamente às recargas de Angra 1, 2 e, futuramente, Angra 3, e está em fase de ampliação da Usina de Enriquecimento de Urânio.

Parceria

    A parceria da Amazul com a INB começou em 2015, quando a empresa assinou contrato para a elaboração de projeto conceitual e básico da Unidade de Testes e Preparação de Equipamentos Críticos e Treinamento da Fábrica de Combustíveis Nucleares.

Fonte: Amazul
 

You Might Also Like

0 comentários