Praticagem da Bahia instala Balizamento Virtual em Salvador

05:29

O Centro de Operações da ZP-12, responsável por coordenar as manobras de Praticagem realizadas pelos 37 Práticos da Bahia, incorporou mais uma ferramenta tecnológica que proporcionará um incremento na SEGURANÇA das operações portuárias na Baía de Todos os Santos (BTS). Trata-se da adoção do BALIZAMENTO VIRTUAL.

Esta ferramenta permitirá a demarcação virtual de parte do canal de aproximação e da bacia de evolução do Porto de Salvador, contribuindo para ampliar a consciência situacional dos Práticos em momento crítico da manobra, além de proporcionar melhor condição de navegação ao elevar a menor profundidade dos atuais 14,3m para 14,8m, sem a realização de dragagem.

 O BALIZAMENTO VIRTUAL também será empregado para sinalizar uma rota segura aos navios de grande calado (>20m) que demandarem a região do interior da BTS para a realização de operações Ship to Ship (STS) assim que estas manobras estejam devidamente autorizadas.
Pontualmente o BALIZAMENTO VIRTUAL também contribuirá para a manutenção da Segurança da Navegação na BTS ao sinalizar virtualmente eventuais Sinais Náuticos físicos desaparecidos até o seu restabelecimento.

A adoção deste recurso tecnológico pela Praticagem da Bahia, atendendo aos padrões internacionais estabelecidos pela Associação Internacional de Autoridades em Auxílios à Navegação Marítima e Faróis (AISM/IALA) e devidamente ratificados pela Autoridade Marítima Brasileira, além de colaborar para a manutenção da SEGURANÇA das operações portuárias, contribui para a projeção da Baía de Todos os Santos no cenário nacional como região ideal para o desenvolvimento de novos negócios em face das extraordinárias condições naturais e tecnológicas encontradas e desenvolvidas.

Fonte: Praticagem da Bahia


You Might Also Like

0 comentários