Conapra recebe homenagem por apoio ao Museu Marítimo do Brasil

11:15


A homenagem aos colaboradores do Programa Patronos da Cultura Naval, por meio do qual o Conapra apoiou o MuMa, e da Esquadra da Cultura ocorreu, na última sexta-feira (6/12), durante a sessão de encerramento das atividades culturais da Marinha em 2019, no Museu Naval, no Rio.

No mesmo evento, foi entregue a Medalha Colaborador Emérito a instituições ou personalidades que ajudaram no cumprimento da missão da DPHDM. No início da sessão, foram lembrados os nomes de oito líderes navais que completariam 100 anos em 2019: Almirante de Esquadra Eddy Sampaio Espellet; Vice-Almirante Aloysio Mendes Lopes; Vice-Almirante Pedro Thedim Barreto; Vice-Almirante Roberto Mário Monnerat; Vice-Almirante Herick Marques Caminha; Contra-Almirante Ivan Modesto de Almeida; Contra-Almirante Rodoval Costa Couto de Freitas; e Contra-Almirante Diocles Lima de Siqueira. Seus familiares foram homenageados com o histórico de cada um.

Além dos chefes navais, foram reconhecidos pela dedicação à história da Marinha o Capitão de Fragata Antonio Luiz Porto e Albuquerque e o servidor civil José Antonio Araújo Alves, que faleceram este ano. A cerimônia também premiou os alunos vencedores de concurso fotográfico promovido pela DPHDM.

O diretor da DPHDM, Vice-Almirante José Carlos Mathias, agradeceu aos apoiadores dos programas de mecenato da instituição e fez um balanço do ano. Ele citou os 185 mil visitantes do complexo cultural da Marinha até novembro e os projetos educativos e culturais, os passeios marítimos na Baía de Guanabara e os eventos realizados.

Prestigiaram a solenidade o Ex-Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Mauro Cesar Rodrigues Pereira; o Secretário-Geral da Marinha, Almirante de Esquadra Marcos Silva Rodrigues; e outros Oficiais Generais.

O Museu Marítimo apoiado pelo Conapra será o primeiro espaço público do tipo no Brasil e o terceiro na América Latina, abordando temas como história, ciência, tecnologia, arte e cultura marítima. A Marinha está em negociação para viabilizar a sua construção.

Fonte: CONAPRA

You Might Also Like

0 comentários