13 de dezembro: Dia do Marinheiro

16:54




Dia do Marinheiro, que é celebrado em 13 de dezembro. A data marca o nascimento do almirante Joaquim Marques Lisboa, o marquês de Tamandaré, patrono da Marinha do Brasil.


Nascido em Rio Grande (RS), em 13 de dezembro de 1807, Tamandaré foi figura destacada no Brasil durante o Império. Ingressou na Marinha no alvorecer da Pátria, ajudando a consolidar a Nação brasileira. Comandou um navio com apenas 18 anos. Foi diversas vezes herói e teve carreira exemplar. Faleceu em 20 de março de 1897, no Rio de Janeiro. Tornou-se patrono da Marinha e, por iniciativa do Congresso, entrou para o Livro dos Heróis da Pátria. 

trecho final da Carta Testamento do Almirante Tamandaré

...." Exijo mais, que meu corpo seja conduzido em carrocinha de última classe,  enterrado em sepultura  rasa  até  poder ser exumado, e meus ossos colocados com os de meus pais, irmãos e parentes, no jazigo da família Marques Lisboa.
Como homenagem à Marinha, minha dileta carreira, em que tive a fortuna de servir a minha pátria  e prestar alguns serviços à humanidade,  peço que sobre  a pedra  que cobrir  minha  sepultura se escreva:
"Aqui jaz o velho marinheiro".  
Almirante Joaquim Marques Lisboa

You Might Also Like

0 comentários