Cerca de 400 crianças de Guarujá participam de festas natalinas realizadas pela Praticagem de São Paulo

04:57

O Natal é uma data comemorada por milhões de famílias mundo afora. No Brasil esse dia importante para os cristãos também é celebrado,  mas algumas comunidades necessitam de ajuda para que essa festa seja realizada de acordo com a tradição: papai noel e a entrega dos presentes! 

Em Guarujá, no litoral de São Paulo, o trabalho da Praticagem de São Paulo é essencial para que o sonho dos pequenos seja realizado. As creches Tia Nice, no bairro Conceiçãozinha, e Nei C Maria Tereza,  no bairro Santa Cruz dos Navegantes, realizam anualmente a festa de Natal para os pequenos de até 4 anos com a ajuda da Praticagem.

Para o presidente da Praticagem de São Paulo, comandante Souza Filho, a festa de Natal é um momento de emoção para as crianças e também para ele. “É muito emocionante ver as crianças ansiosas em ver o Papai Noel. É o sonho de todas elas pode receber o presente e tirar um foto com ele”. Na festa realizada na última sexta-feira (13) na creche Maria Tereza, o comandante esteve no local para acompanhar a entrega.

“Todos os sócios da Praticagem ficam muito felizes em proporcionar isso a elas. O Papai Noel é sempre um funcionário nosso que tem um carinho muito grande em desempenhar essa função”, explica o comandante Souza Filho. Nessa creche são atendidas cerca de 200 crianças de até 4 anos.

Na segunda-feira (16) a festa foi realizada na creche Tia Nice, que também atende crianças de até 4 anos e tem cerca de 200 matriculados.  O gerente de logística da Praticagem de São Paulo Helder Puia também acompanha as festa de Natal e também todo o trabalho que é realizado nas entidades.

“Provavelmente o presente entregue nessas festas são os únicos que as crianças vão receber no Natal. São duas comunidades bem carentes e a alegria das crianças é o que nos dá muita felicidade e a certeza de saber que estamos ajudando”, afirma Helder que também participou da entrega dos presentes no bairro Conceiçãozinha.




“Me sinto um privilegiado em poder ajudar, em ser o elo de ligação entre as creches e a Praticagem de São Paulo”, completa o gerente de logística.

Se para quem ajuda o trabalho é importante, imagina para quem recebe! 

Enia Ramos de Oliveira, patrimônio histórico da creche Maria Tereza, como é conhecida pelas colegas de trabalho, conta que essa Festa de Natal é fundamental para as crianças.  “É muito importante as crianças receberem esses brinquedos. A maioria dessas crianças o arrimo de família é mãe e muitas vezes o Natal passa batido nas casas”.

“Há muito anos a Praticagem vem nos ajudar a suprir essa necessidade e alegrar o Natal dessas crianças”, complementa.

Ajuda da Praticagem é contínua

Mas não é só com a festa de Natal que a Praticagem de São Paulo contribui com essas comunidades de Guarujá. O trabalho social pelo bem-estar das crianças que frequentam as creches é feito continuamente pelos sócios da Praticagem.

“Nós ajudamos na manutenção das creches, como a parte elétrica e outras melhorias. A Praticagem entra nessas creches para tentar suprir necessidades que não são atendidas em um âmbito geral pelo poder público. A festa de Natal vem para coroar esse trabalho”, diz o gerente de logística Helder Puia.

O presidente da Praticagem de SP explica que cerca de 90% dos marítimos da instituição residem no bairro Santa Cruz dos Navegantes, o que faz com que essa ligação com a comunidade seja ainda mais forte.

“A Praticagem tem uma consciência social muito grande. Nós devemos ser um fator de crescimento para toda  comunidade que nos cerca. Nós temos essa noção que essa comunidade que está no nosso entorno, que fica ao lado do nosso estaleiro, merece nossa atenção e carinho”, completa. 

Na creche Maria Tereza, no bairro Santa Cruz dos Navegantes, o trabalho de manutenção e contribuição é mensal. “Há muitos anos nós participamos desse esforço conjunto com a prefeitura de Guarujá prestando apoio à creche em termos materiais, com pequenas reformas e comprando equipamentos. Esse trabalho é muito importante para que os pais possam trabalhar e saber que as crianças estão em um ambiente sadio, seguro”, finaliza.

Para o próximo ano novas melhorias devem ser realizadas na creche, entre elas uma atenção especial para a cozinha da entidade.

Creche Maria Tereza

O nome da creche, Maria Tereza, é uma homenagem a voluntária que foi uma das pessoas mais importantes para o pleno funcionamento do local. Criada em 1983, a creche que atende as crianças do bairro Santa Cruz dos Navegantes, em Guarujá, sempre precisou de contribuição.

Em 1989, o prefeito, na época Maurici Mariano, doou a casa onde a creche funciona atualmente. Nessa mesma época, a voluntária Maria Tereza de Almeida Chagas visitava as famílias do bairro e percebeu que a creche era fundamental para elas. Ela assumiu os trabalhos no local e conseguiu as melhorias.

“Nosso primeiro contato com a Praticagem foi quando tivemos um problema no telhado e entramos em contato com diversas empresas pedindo ajuda, mas somente eles nos retornaram e desde então estão conosco”, relembra Enia - que trabalha na creche desde a sua fundação ao lado da voluntária Maria Tereza (falecida).

A ajuda de custo mensal doada pela Praticagem complementa a subvenção que é dada pela prefeitura de Guarujá. Além disso são realizados vários eventos para arrecadar verbas para o funcionamento da creche. “Atendemos 200 crianças, mas a fila de espera nunca termina”, lamenta Enia.

















You Might Also Like

0 comentários