Praticagem resgata tripulante em embarcação à deriva na Baía de Todos os Santos

14:35

Na noite de 21 de dezembro de 2019, por volta de 20:38h, a Capitania dos Portos da Bahia divulgou  canal de emergência do Serviço Móvel Marítimo a existência de uma embarcação à deriva
nas proximidades da entrada da Baía de Todos os Santos (BTS).

Imediatamente o Centro de Operações da Praticagem na Bahia, que mantém escuta permanente desse canal, mesmo com pouca luminosidade local devido à condição lunar (quarto minguante) iniciou as buscas com a varredura visual da entrada da BTS por meio de suas câmeras, além de repassar os dados conhecidos até então às lanchas de serviço, deslocando uma delas para a entrada da BTS para iniciar as buscas.

Em paralelo, o Operador retornou ligação telefônica com a Capitania para ampliar as informações, conseguindo o telefone de contato do tripulante, Sr Moisés, que relatou a pane em seu motor e a ausência de iluminação na embarcação já que a única lâmpada que tinha a bordo caiu no mar.

Esta deficiência da embarcação, associada à pouca luminosidade lunar, contribuía para aumentar o risco de um abalroamento. Apesar de ainda desconhecer a posição da embarcação, o Centro de Operações acompanhava pelo AIS a aproximação de uma embarcação que se destinava ao Ponto de Espera de Prático, situado nas proximidades do Farol da Barra, para o embarque do Prático responsável por assessorar o Comandante na sua navegação até a atracação.


O mar encontrava-se agitado e a maré estava na condição de enchente até 00:38hs, o que naturalmente traria a embarcação para o interior da BTS. O Operador do Centro de Operações retornou contato com o Sr Moisés orientando-o a acionar a lanterna do celular quando da aproximação de alguma embarcação de modo a facilitar sua identificação e socorro.




Por volta das 20:50hs a lancha da Praticagem encontrou a embarcação e iniciou o reboque da embarcação até as proximidades da Bahia Marina a partir de onde a Lancha Barracuda da Capitania dos Portos concluiu o resgate.

Emocionado e visivelmente extenuado, o Sr Moisés, que completava 53 anos nesse dia e estava à deriva há mais de quatro horas, agradeceu o socorro prestado pela Praticagem e pela Capitania dos Portos e foi convidado a conhecer as instalações do Centro de Operações da Praticagem.

Fonte: Bahia Pilots

You Might Also Like

0 comentários