Diretoria de Hidrografia e Navegação lança Sistema de Previsão de Correntes de Maré em Águas Rasas
21:05
Imagem do software, disponível para computadores de mesa e portáteis
A Diretoria de Hidrografia e Navegação (DHN) lançou, no dia 28 de setembro, por ocasião das comemorações alusivas ao Dia do Hidrógrafo, o Sistema de Previsão de Correntes de Maré em Águas Rasas (SISCORAR). Trata-se de um software capaz de prever a intensidade e a direção da corrente gerada pela interação da maré astronômica com a batimetria existente em regiões de águas rasas.
O programa foi desenvolvido pela equipe da Rede de Modelagem e Observação Oceanográfica (REMO), como resultado de um termo de cooperação firmado entre o Centro de Hidrografia da Marinha (CHM) e a Petrobrás. Em sua primeira versão, o aplicativo conta com dados referentes à Baía de Guanabara, no estado do Rio de Janeiro, e permite ao usuário obter informações sobre as correntes de maré de forma simples.
Anteriormente, o acesso a essas informações se dava pelas Cartas de Correntes de Maré (CCM), que demandavam cálculos por meio de ábacos e tabelas, possuíam aproximações abaixo da capacidade computacional da atualidade e previam apenas condições específicas de correntes de maré adequadas a períodos de sizígia. O SISCORAR, por sua vez, prevê as correntes de maré em quaisquer horários e com maior precisão, sem que seja necessário o acesso à internet após sua instalação e, devido às técnicas de modelagem mais sofisticadas empregadas no sistema, não há mais a necessidade de realização de cálculos adicionais por parte do usuário.
O software contribui para o aumento da segurança da navegação, pois permite o melhor planejamento das atividades marinheiras. Ele também pode ser utilizado por embarcações de esportes náuticos e recreio, navios mercantes, terminais, portos e comunidade marítima em geral.
A aplicação e instruções de uso encontram-se disponíveis para download no sítio eletrônico do CHM na internethttps://www.marinha.mil.br/chm/dados-do-smm/corrente-de-mare.
fonte: Marinha do Brasil
0 comentários