Marinha participa da “15ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia”

23:14

Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Gilberto Kassab, durante Cerimônia de abertura da 15ª SNCT
A Marinha do Brasil participou, mais uma vez, da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que ocorreu no período de 15 a 21 de outubro, com o tema: “Ciência para a redução das desigualdades”. A SNCT é realizada todos os anos, sob a coordenação do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), em todo o Brasil, sendo o maior evento de popularização da ciência no país.
Em Brasília, a abertura oficial da 15ª SNCT ocorreu no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, no dia 16 de outubro, com a presença do Ministro do MCTIC, Gilberto Kassab. Também participaram da Cerimônia o Presidente em exercício da Finep, Ronaldo Camargo, o Secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento, Alvaro Prata, o Presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Mario Neto Borges, e o Assessor de Relações Institucionais da DGDNTM, Capitão de Mar e Guerra André Moraes Ferreira.
O evento em Brasília abrigou estandes que trouxeram ao público experimentos científicos e tecnológicos, além de Cine Debate, Mini cursos, Oficinas, palestras e workshops. OS 71 estandes presentes disponibilizaram para os visitantes atividades voltadas à popularização da ciência, promovidas por 80 instituições, entre elas a Marinha do Brasil.
O estande da Marinha foi coordenado pela DGDNTM, onde estiveram presentes: o Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo (CTMSP), o Centro de Análises de Sistemas Navais (CASNAV) e o Instituto de Pesquisas da Marinha (IPqM).
Durante a visitação ao estande, o público teve a sensação de “navegar” com o Simulador de Passadiço, desenvolvido pelo CASNAV, que trouxe também o simulador de paraquedas, dando aos visitantes a sensação realista de vôo e pouso de paraquedas. Já o CTMSP trouxe para a Semana o Programa de Submarinos da Marinha (PROSUB), com maquetes do Submarino Nuclear e do Reator. O IPqM apresentou seus Sistemas digitais, a exemplo do Sistema de Controle e Monitoração (SCM).
Embaixador da Nasa no Brasil, João Paulo, no simulador de Paraquedas da Marinha

fonte: Marinha do Brasil

You Might Also Like

0 comentários