NVe “Cisne Branco” realiza velejada em Salvador-BA com vencedores de concurso nacional de redação

21:07

Navio-Veleiro "Cisne Branco" veleja pela Baía de Todos-os-Santos levando os vencedores da Operação “Cisne Branco” 2017
O Navio-Veleiro (NVe) “Cisne Branco” realizou uma velejada pela Baía de Todos-os-Santos, no dia 19 de outubro, levando a bordo os estudantes vencedores, em nível nacional, da edição 2017 da Operação “Cisne Branco” – concurso de redação promovido pela Marinha do Brasil há mais de 30 anos, sobre temas relacionados ao mar e à Força. O evento fez parte da premiação dos estudantes Matheus Luquini, aluno do 9º ano do Colégio Militar de Salvador, primeiro colocado do ensino fundamental, e Isadora Ludwig, então aluna do Colégio Militar de Porto Alegre, primeira colocada do ensino médio, que atualmente cursa faculdade de medicina.
Após serem cumprimentados e apresentados pelo Comandante do 2º Distrito Naval, Vice-Almirante Almir Garnier Santos, os estudantes subiram ao convés para acompanhar as manobras do “Cisne Branco”, um navio tipo clippercom três mastros, que representa o Brasil em eventos náuticos em diversas partes do mundo. O navio também é utilizado para instrução às novas gerações de marinheiros sobre as técnicas e tradições da navegação à vela.
Natural de Salvador-BA, Matheus Luquini mostrou-se realizado por velejar nos mares baianos. “Meu sentimento é de gratidão por ter meu esforço reconhecido e estar aqui, nesta manhã linda, na Baía de Todos-os-Santos, a mais bonita do Brasil, neste navio, que é tão bonito e fascinante”, declarou. Já a estudante gaúcha Isadora Ludwig, que esteve em Salvador pela primeira vez  para embarcar no “Cisne Branco”, sentiu-se presenteada. “Recebi a notícia que tinha vencido o concurso no dia do meu aniversário. Então, esse mar lindo e esse navio maravilhoso fazem parte de um grande presente que a Marinha está me dando”, ressaltou.
Convidada a participar da velejada junto com outras personalidades da comunidade náutica baiana, a atual campeã de vela na categoria 420, Marina Ardnt, se juntou à tripulação do “Cisne Branco” nas manobras com as velas do navio. “Foi mais difícil do que pensei, mas muito gratificante”, disse a velejadora sobre a experiência.
Ao final da velejada, os convidados receberam os cumprimentos do comandante do navio, Capitão de Mar e Guerra Adriano Marcelino Batista, e o navio atracou no porto de Salvador ao som da canção “Cisne Branco”, executada pela Banda do Grupamento de Fuzileiros Navais de Salvador, que aguardava no cais.
Os alunos recebem os cumprimentos do Comandante do 2º Distrito Naval e do Comandante do navio

fonte: Marinha do Brasil

You Might Also Like

0 comentários