Praticagem enaltece Lima Filho e a chegada do Almirante Roberto na DPC

14:14

A Praticagem do Brasil prestigiou a cerimônia de transmissão de cargo da Diretoria de Portos e Costas (DPC) da Marinha do Brasil, representante da Autoridade Marítima responsável por todas as normas e atividades destinadas a garantir a segurança do tráfego aquaviário, a salvaguarda da vida humana no mar e a prevenção à poluição hídrica, além da administração do Sistema do Ensino Profissional Marítimo (SEPM).

O Almirante Roberto, que ocupava o cargo de Chefe do Estado-Maior do Comando de Operações Navais (ComOpNav), assumiu o posto exercido pelo então Diretor de Portos e Costas, Almirante Lima Filho, que presidirá o Tribunal Marítimo a partir de 27 de julho. A cerimônia, conduzida pelo Diretor Geral de Navegação (DGN), Almirante Küster, aconteceu nesta terça-feira (17/04), no Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga). Teve a presença do Comandante da Marinha, Almirante Leal Ferreira, além de diversas autoridades.
– Trabalhar para assegurar o cumprimento da Lei de Segurança do Tráfego Aquaviário e, consequentemente, a prevenção da poluição hídrica e a salvaguarda da vida humana no mar é missão da DPC. Nesse sentido, a interlocução com a Praticagem é fundamental e tem sido excelente. O Almirante Lima Filho, que no ano passado nos deu a honra de sua visita, deixa o posto com excelente nível de segurança na navegação. Não à toa, recebeu várias homenagens. Ao mesmo tempo, ficamos felizes com a escolha do Almirante Roberto – disse o diretor-presidente do Conselho Nacional de Praticagem (Conapra), prático Gustavo Martins.
Natural do Amazonas, o Almirante Roberto iniciou a carreira como Oficial da Marinha em 1983. Antes de ser o Chefe do Estado-Maior do ComOpNav, foi Diretor de Gestão de Programas Estratégicos (DGePEM) e Diretor do Pessoal Civil da Marinha (DPCvM). Na nova diretoria, terá ainda o desafio do apoio técnico às 27 Capitanias, 15 Delegacias e 21 Agências espalhadas pelo país.
Lima Filho, que assumiu a DPC em 2015, passará a presidir o Tribunal Marítimo em julho. Foram 41 anos de serviços prestados à Marinha do Brasil, tendo sido ainda Capitão dos Portos de Alagoas e do Rio de Janeiro, Comandante das Forças Marítimas na Operação Panamax 2012 (exercício militar de mais de 15 países voltado à segurança do tráfego no Canal do Panamá) e do 8º Distrito Naval.
– Durante os dois anos e oito meses em que estive no timão desta relevante Diretoria Técnica, procurei empregar meus conhecimentos e minhas capacidades no meu limite, buscando inovar e aprimorar normas e procedimentos, acompanhando de perto os constantes desafios enfrentados pelos Ciaga, Ciaba e pelas 63 Capitanias dos Portos, suas Delegacias e Agências. Sempre que necessário, ouvi as comunidades marítima, náutica e portuária, buscando o melhor para a segurança da navegação, para o comércio marítimo nacional e para o país, tendo sempre a legalidade e a transparência como cláusulas pétreas – afirmou Lima Filho em sua despedida, citando o Conapra entre os agradecimentos, pelo “diálogo franco e produtivo”.
Fonte: Praticagem do Brasil

You Might Also Like

0 comentários