Simpósio de Segurança do Navegador Amador reforça importância da segurança na navegação amadora

09:16

Com a missão de contribuir para a consolidação de uma mentalidade de segurança e promover a capacitação de centenas de pessoas para conduzirem embarcações de esporte e recreio com consciência e responsabilidade, o XV Simpósio de Segurança do Navegador Amador permitiu aos participantes o aprendizado teórico e prático referentes às “Normas da Autoridade Marítima que tratam de Amadores e Embarcações de Esporte e/ou Recreio”. 

O evento foi realizado entre os dias 12 e 15 de abril, no Colégio Naval, em Angra dos Reis (RJ). Houve também treinamento para condução de moto aquática, dia de mar, ciclo de palestras e exames para habilitação de Amadores. Os aprovados nos exames receberam as carteiras de habitação de Amador no novo modelo com foto.
 
Exercício de sobrevivência no mar: natação coletiva
 
Apoiado pela Marinha do Brasil, por intermédio da Diretoria de Portos e Costas, e coordenado por Carlos Brancante, o simpósio teve sua abertura oficial realizada no dia 14 de abril pelo Comandante da Marinha e Autoridade Marítima Brasileira, Almirante de Esquadra Eduardo Bacellar Leal Ferreira, e contou com a presença de autoridades militares, civis e navegadores experientes.
 
A programação teve início no dia 12, com a realização de aulas práticas de moto aquática para a capacitação na categoria Motonauta. O dia seguinte, 13, foi dedicado ao “Dia de Mar”, no qual os participantes receberem instruções e vivenciaram, a bordo de navios da Marinha e da embarcação civil Lord Gato, exercício de disparo de artefatos pirotécnicos, a utilização de equipamentos, balsas, coletes salva-vidas, navegação de baixa visibilidade, navegação por radar, exercício de resgate de homem ao mar, abandono de embarcação, noções de primeiros socorros, meteorologia, prevenção de incêndio, demonstração de resgate de náufrago por aeronave, entre outras.
 
No domingo, último dia do evento, houve aplicação de provas para 174 candidatos nas seguintes categorias: Arrais Amador, Mestre Amador e Capitão Amador. As carteiras de habilitação, já no novo modelo com foto, foram emitidas e entregues aos aprovados no mesmo dia da realização dos exames.

Durante palestra sobre a importância do Simpósio, o então Diretor de Portos e Costas, Vice-Almirante Wilson Pereira de Lima Filho, afirmou que a segurança da navegação é uma corrente de vários elos e que o condutor da embarcação possui grande responsabilidade e é um dos mais importantes elos dessa corrente. ”A desobediência às Normas não pode ocorrer. É primordial a participação de todos os envolvidos, como os proprietários de embarcação, tripulantes, amadores em não desrespeitarem as leis e regras afetas à segurança da navegação; além dos usuários, efetuando suas denúncias. Todos possuem um papel fundamental para evitar acidentes”.
 
O Comandante da Marinha afirmou, durante o discurso de abertura do evento, que esse Simpósio desperta essencialmente a mentalidade de segurança. “Para as pessoas aprenderem aqui e depois divulgarem para o Brasil inteiro como é importante tomar pequenas providências que fazem a diferença na condução de uma embarcação”.
 
Demonstração de resgate de náufrago por aeronave

Fonte: Marinha do Brasil

You Might Also Like

0 comentários