Pilot Boat reforça sua frota

15:12


Foi entregue, em janeiro de 2018, a lancha de Praticagem Pilot 14, décima quarta lancha da Pilot Boat Transportes Marítimos. Irmã gêmea da Pilot 13, recebida em 2016, concebida pela Dynâmica Serviços Técnicos e Industriais, a lancha incorporou uma série de inovações, fruto de observações em mais de 80 lanchas produzidas por aquele estaleiro, sendo cerca de 60 de Praticagem (20 de 40 pés).


Além do já consagrado casco de lanchas de praticagem de 40 pés, que vem sendo utilizado há muitos anos, toda a casaria passou a ser pré-moldada, inaugurando a nova tecnologia de construção por moldes. Essa técnica veio a padronizar o que antes era produzido artesanalmente, ocasionando diferenças em relação ao projeto anteriormente adotado.

Com a vantagem na padronização de todas as partes em fibra da lancha, a pré-moldagem permite economia de tempo na confecção e de material empregado, reduzindo ao mínimo o uso de laminação, sendo essa de alta qualidade.
Desde o primeiro modelo construído sob essa nova tecnologia, na Pilot 13, a Dynâmica investiu na montagem de uma estação dedicada somente aos Práticos, situada em frente a cadeira a eles reservada, propiciando-lhes uma tela Multifunção (GPS/Plotter, sonda, radar e AIS), um repetidor de rádio VHF, oferecendo mais conforto para desenvolver seu trabalho independente da instrumentação fornecida ao Mestre. Tal facilidade vem a otimizar o emprego da lancha, otimizando o trabalho dos dois profissionais.

O redesenho da casaria proporcionou não só o aumento do espaço interno da cabine como o aumento na área envidraçada (vidros dianteiros invertidos), permitindo a navegação mais segura e possibilitando ao Mestre melhor acompanhamento visual das operações de embarque e desembarque do Prático, além do design externo mais atraente que os modelos mais antigos.

Outras alterações dignas de nota são os novos projetos de isolamento acústico e térmico, reduzindo o ruído e a temperatura que, junto com a mudança do mobiliário interno, moderno e elegante, agregaram requinte à cabine e conforto aos usuários.
Fruto da experiência de cerca de 20 anos na construção de lanchas de Praticagem, através de estudos ergonômicos, foi desenvolvido um novo painel de instrumentos que trouxe muito mais conforto e operacionalidade ao Mestre no controle da lancha e demais atividades.

O projeto de instalação elétrica também foi aperfeiçoado, recebendo cabeamento estanhado, certificado e identificado, proteções de circuito, aterramento em cobre e iluminação em LED.
Mas as alterações não se limitaram ao seu interior, a enxárcia, com plataforma para o Marinheiro, trouxe aumento na área livre para o Prático na operação.

Na propulsão, os hélices desenvolvidos em parceria com a Metalúrgica Hoffmann, especialmente desenhados para o maior aproveitamento e eficiência em velocidade de serviço e manobra, também se somaram ao pacote de novidades que deixaram a lancha próxima das necessidades atuais da Praticagem.

 Assim, a Pilot Boat se moderniza e investe em meios mais modernos e tecnologicamente adequados à sua operação, tão importante para a segurança da navegação nas manobras de entrada e saída dos portos e terminais do Estado do Rio de Janeiro.


You Might Also Like

2 comentários