Professor Yamazaki da TUMSAT no IOUSP em Ubatuba e São Paulo

16:14


O Instituto Oceanográfico da USP recebeu, de 5 a 15 de março de 2018, a visita do ilustre professor Hidekatsu Yamazaki, da Tokyo University of Marine Science and Technology (TUMSAT), sediada em Tóquio, Japão. O Prof. Yamazaki é oceanógrafo físico e seus estudos buscam compreender como processos físicos de pequena a média escala, como microturbulência e ondas internas, influenciam a distribuição de organismos planctônicos marinhos. As pesquisas do professor têm demonstrado que a variabilidade na distribuição dos organismos ocorre em intervalos de poucos milímetros ao longo da coluna de água e que, portanto, é necessário utilizar abordagens metodológicas adequadas para o estudo dos processos ecológicos e físicos envolvidos.
  A visita do Prof. Yamazaki ocorreu no contexto de um projeto conjunto com o Prof. Rubens Mendes Lopes do Laboratório de Sistemas Planctônicos do Departamento de Oceanografia Biológica do IOUSP, que trata do estudo de camadas finas de plâncton no ambiente costeiro de Ubatuba. Os professores realizaram trabalhos de campo entre 6 e 13 de março na Base de Pesquisas do IOUSP em Ubatuba, SP, a bordo do barco de pesquisa Veliger II, juntamente com os doutorandos Silvana Batista Penninck (IOUSP) e Mamoru Tanaka (TUMSAT), a mestranda Alessandra Gomes (IOUSP), o programador Leandro Ticlia de la Cruz e as bolsistas de iniciação científica do IOUSP Stelamari Yumi Ito e Josiane de Freitas Lima. 

Em seu último dia de estadia, Prof. Yamazaki proferiu palestra na sede do IOUSP (Campus da Capital), sobre o tema “Oceanic turbulence and highly intermittent plankton ecosystems”. Uma nova visita técnica do Prof. Yamazaki ao IOUSP está prevista para o mês de julho de 2018.
Rubens Mendes e Eloisa Maia
26/3/18
iouspcomunica@usp.br
Crédito foto: Luciano Souza (SP)

You Might Also Like

0 comentários