Novo Secretário da CIRM toma posse

20:12


O Comandante da Marinha e Coordenador da CIRM, Almirante de Esquadra Eduardo Bacellar Leal Ferreira, deu posse, no dia 19 de abril, ao novo Secretário da CIRM, Contra-Almirante Sergio Gago Guida.

Nascido em 17 de março de 1967, no Rio de Janeiro, o Almirante Guida foi declarado Guarda-Marinha em 1988. Graduado em Ciências Navais, com habilitação em Mecânica, aperfeiçoado em Máquinas, comandou o Navio Patrulha “Guajará”, a Capitania dos Portos do Rio Grande do Norte (CPRN) e a Base Naval do Rio de Janeiro. Âncoras - por possuir mais de 800 dias de mar. Foi promovido a Contra-Almirante no dia 31 de março, em cerimônia no Gabinete do Comandante da Marinha (GCM), onde trabalhou, por duas vezes, sendo que, nesta última, exerceu o cargo de Subchefe. Como assessor parlamentar do GCM, participou de diversos voos de apoio ao Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR), onde teve a oportunidade de acumular experiências e conhecer a dimensão e a importância estratégia da presença brasileira naquele continente. Como Capitão dos Portos, no período de 2002 a 2004, teve maior contato com os programas do Plano Setorial para os Recursos do Mar (PSRM), responsável por ações de pesquisa, formação de recursos humanos, desenvolvimento de tecnologia e preservação do meio ambiente, em particular com o PROARQUIPELAGO, programa desenvolvido no Arquipélago de São Pedro e São Paulo.

O Almirante Guida possui o curso de Altos Estudos de Política e Estratégia, da Escola Superior de Guerra e, como gesto de reconhecimento da Marinha, foi condecorado com diversas medalhas, entre as quais, destacam-se a Ordem do Mérito Naval e a Medalha do Mérito Marinheiro - com duas Âncoras - por possuir mais de 800 dias de mar.

Foi promovido a Contra-Almirante no dia 31 de março, em cerimônia no Gabinete do Comandante da Marinha (GCM), onde trabalhou, por duas vezes, sendo que, nesta última, exerceu o cargo de Subchefe.

Como assessor parlamentar do GCM, participou de diversos voos de apoio ao Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR), onde teve a oportunidade de acumular experiências e conhecer a dimensão e a importância estratégica da presença brasileira naquele continente.
Fonte: Infocirm

You Might Also Like

0 comentários